Páginas

terça-feira, 28 de março de 2017

Festa sustentável

O conceito de sustentabilidade é cada vez mais presente no nosso dia a dia. Reciclagem, preservação e coleta seletiva são temas que devem ser trabalhados desde a infância. Não importa qual é a data a ser celebrada ou o tema que você deseja usar na sua festa: é fato que ela poderá se encaixar em moldes mais sustentáveis.
Comemorações mais conscientes e menos agressivas para o planeta, além de deixar um bom exemplo para os convidados, vão deixar a sua consciência mais leve e os latões de lixo mais vazios.


Opte por convites virtuais, por e-mail ou redes sociais. Para quem faz questão de enviar um convite físico, o ideal é optar por papel reciclado (com tamanho pré-definido para melhor aproveitamento de folhas na hora da impressão) ou papel-semente (que podem ser plantados depois).



Escolha um ambiente aberto e à luz do dia, como um parque ou o jardim de casa e tente aproveitar a paisagem do local, como árvores e plantas na decoração.


 A decoração é sempre um dos quesitos que mais produz lixo em uma festa. No geral, uma festa livre de personagens temáticos abre um leque maior de possibilidades de materiais e texturas que podem ser trabalhadas. Evite o uso do plástico e do isopor (que tem degradação demorada). Uma decoração feita com artigos artesanais ou reciclados dá um toque especial à festa.
Faça uso de móveis que você já tenha em casa, brinquedos dos seus filhos, objetos de decoração do quarto das crianças e da casa e louças da família.
Você pode usar toalhas de mesa de pano, que deixam a festa linda e podem ser usadas em diferentes ocasiões. Há quem opte também pelo TNT, por causa do custo baixo e que depois pode ser transformado em artesanato.
As bexigas, presença quase certa em todas as comemorações, principalmente nas festas infantis, podem ser substituídas por pompons de papel de seda, luminárias japonesas, bandeirinhas, móbiles de fitas, rosetas de papel e muitas outras opções. Se você não abre mão das bexigas, escolha os modelos produzidos com látex biodegradável.
Potes de maionese podem ser pintados e usados como centros de mesa e garrafas de bebida e azeite ficam lindas como vasos.
Se for usar flores, dê prioridade as do próprio quintal ou da sua região, sem esquecer de não agredir o ecossistema no qual elas estão inseridas. Folhagens plantadas em vasos é a melhor opção.






Abandone os utensílios de plástico, que são super comuns em festas, como pratinhos e garfinhos. Use a louça de casa mesmo ou alugue tudo, o que é uma opção mais viável do que muitos pensam. Para quem acha inviável, dá para optar por pratinhos de papel e pelos garfinhos de madeira, além de talheres, pratos e copos biodegradáveis, feitos a partir de cana-de-açúcar ou amido de milho.
Os copos de vidro, podem ser enfeitados com um rótulo do mesmo tema da festa, incrementando a decoração das mesas dos convidados, além de poderem ser lavados e usados em outras ocasiões.
Caso não dê para usar copos de vidro, você pode utilizar copos e pratos de plástico resistente, que possam ser lavados e aproveitados em outras comemorações.
Adote um copo: incentive seus convidados a utilizarem um único copo durante a festa. Uma forma simpática de fazê-lo é oferecer etiquetas e canetas para que eles sejam identificados. Assim, cada convidado cuida do seu copo ao longo da festa.
Quanto aos guardanapos, não é novidade que os feitos de tecidos, mesmo que precisem ser lavados, ainda são a melhor opção.





Atividades de integração são as melhores pedidas. Esqueça os brinquedos eletrônicos e vídeo-games, troque-os por dança das cadeiras, caça ao tesouro, esconde-esconde, corrida do saco e outras gincanas. Dê as crianças alguns bambolês, cordas, peões, bolas e petecas e deixe que elas criem as brincadeiras. Faça o cantinho da brincadeira ou da leitura.


A forma mais sustentável de montar o cardápio é pensar em opções criativas de finger food, que substituem, por exemplo, os copinhos dos brigadeiros de colher por copinhos de chocolate. Ou ainda fazer uma salada de frutas servida em cestinhas de biju.
Você pode oferecer deliciosos espetinhos de frutas aos seus convidados e também de legumes cozidos com opções variadas de molhos, que evitam o uso e o desperdício de talheres. Sorvete direto na casquinha também.
Evite as frituras no cardápio, prefira alimentos assados, cozidos ou crús. A saúde dos seus convidados agradece e o meio ambiente será preservado com a gordura não desprezada.
Aproveite as frutas da estação e ofereça sucos naturais para os seus convidados. Principalmente sendo estes crianças.
Uma forma saudável, prática e muito charmosa de oferecer bebidas aos convidados são as suqueiras -  recipientes de plástico ou de vidro com uma torneirinha que permite a utilização tanto por adultos como por crianças, reduzindo a produção de lixo com as garrafas pet de refrigerante e as caixinhas de suco. Dentro das suqueiras podem ir sucos naturais, chás gelados ou água saborizada.
Dê preferência a água em garrafas de vidro, que podem ser enchidas no próprio filtro de casa.
Se não quiser abandonar o refrigerante dê preferência a garrafas de vidro retornáveis mas se não puder convém comprar refrigerantes em garrafas de 3 litros, pois geram menos lixo.







Uma alternativa legal para as lembrancinhas é dar algo comestível, como um pote de geleia enfeitado ou um vidrinho, reaproveitado, recheado de docinhos ou frutas secas.
Dar mudinhas de plantas ou sementes, guardadas em embalagens que podem, inclusive, ser feitas pelas próprias crianças como uma atividade recreativa durante a festa, também é uma boa opção.







Depois do cuidado tido na festa inteira com a intenção de reduzir a quantidade de lixo, com certeza você não precisará de muitas sacolas neste quesito.
Deixe sempre, pelo menos, duas lixeiras no ambiente da festa: uma para lixo orgânico e outra para reciclado. No final, o trabalho com a limpeza e organização fica simples.
Se for festa infantil customize, com seus filhos, caixas de papelão com as cores da coleta seletiva, incentivando os convidados a separar o lixo desde o início da festa.



Pronto. Festa limpa, do começo ao fim, você poderá descansar sossegado, sabendo que promoveu uma celebração sadia das comidas às fontes de energia, sem perder a originalidade de uma das melhores tendências contemporâneas: se divertir sem agredir o planeta e os que estão a sua volta.








Fontes:
http://disneybabble.uol.com.br/br
http://www.ebc.com.br/
http://www.ecodesenvolvimento.org/
https://inspiramundi.wordpress.com/
http://www.suelicoelho.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário