Páginas

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Dicas de organização

Visitando o site casa.com.br, encontrei ótimas dicas de organização de armário de cozinha, coloquei várias aqui, vejam!


Utensílios e mantimentos compartilham o mesmo armário? A primeira providência é acomodá-los em prateleiras separadas. A prateleira mais baixa destina-se aos acessórios pouco usados. A área ainda pode abrigar panela de pressão e produtos de limpeza para reposição – devidamente acomodados em um cestinho.


Para ter uma despensa organizada, o segredo é prezar pela visibilidade: “Itens maiores ficam atrás. Os menores, à frente”, ensina a personal organizer Débora Campos. Faltou espaço? Lance mão de um suporte para elevar os pacotes do fundo, a exemplo do Organizador de Dois Andares, da Armys (22 x 40 x 20 cm*, Loja Eu Organizo). O nicho mais alto é ideal para estocar os alimentos que não precisam ser acessados a toda hora.


Uma boa forma de organizar a parte de cima do armário é deixar os objetos de uso cotidiano. Pratos organizados por ordem de tamanho e xícaras já acompanhadas de seus pires facilitam o dia a dia. O módulo aéreo é perfeito para acomodar aparelho de jantar, copos e outros itens usados todos os dias, que devem estar sempre acessíveis. Um truque para ganhar espaço é sobrepor duplas de xícaras e pires.


Dá para organizar as fôrmas quando organizadas por tipo. Retangulares com retangulares e redondas com redondas. Aproveite o restante do espaço para guardar os objetos de limpeza e a panela de pressão.
  


Os potes de plásticos, às vezes de sorvete, ideais para fazer uma quentinha para os familiares, se acumulam no armário e pode atrapalhar a dinâmica da cozinha. Empilhe-os de forma organizada e não os tampe. Com um cestinho organizador coloque as tampas em ordem de tamanho.


Nas prateleiras ao alcance das mãos, guarde o que entra e sai do armário com frequência, como temperos, guardanapos e mantimentos em uso. Cestinhas podem ajudar a separar cada conjunto. Identifique os recipientes que armazenam alimentos diferentes. 


Reserve um dos nichos para as travessas e tigelas de louça e vidro – lembre-se de que elas são frágeis e tome cuidado para não exagerar no tamanho das pilhas. Reúna as peças de acordo com o material, o formato e o tamanho. Quer botar ordem nos potes plásticos? Comece avaliando o estado de cada exemplar. Trincou, furou, derreteu? Desapegue! E saiba que tudo deve ficar destampado, o que poupa preciosos centímetros e evita que o cheiro dos alimentos fique impregnado. Posicionar um recipiente dentro do outro funciona, mas evite escondê-los.


Local já consagrado para guardar as panelas, o gabinete embaixo da pia não precisa viver tumultuado. Para manter as desajeitadas na linha, tire as tampas e empilhe um exemplar dentro do outro. As frigideiras ficam reunidas da mesma maneira. Ao fundo, o prático Organizador de Tampas, da Armys (18,5 x 24 x 19 cm, Loja Eu Organizo), oferece uma solução providencial sem ocupar muito espaço. Para completar, aproveite os cantinhos para guardar tábuas de corte.


Na gaveta mais ampla, guarde os objetos de maior volume. Os eletroportáteis são boas alternativas, mas evite o excesso de equipamentos! Eletroportáteis coloridos: batedeira amarela Orbital (35,4 x 29,9 x 19,9 cm) e sanduicheira laranja Easy Meal (20,9 x 23,3 x 8,3 cm). Ambas da linha Colors, da Cadence. Magazine Luiza.


Tem prateleiras a mostra? Coloque artigos fofinhos e com aspecto decorativo, como garrafinhas engraçadas e os livros de culinária. Copo térmico: Cachecopo, de cerâmica com tampa de silicone vermelha. Uatt?. Garrafa térmica: da Invicta (700 ml). Extra.



Não tem como colocar em pontes? Sem problema! Lance mão de pregadores coloridos e fofos e de arames personalizados.


Utensílios de uso mais específico, como espátulas e amassadores de carne podem ficar dispostos em latas organizadores e, quando bem humorados e coloridos, dão um toque especial na cozinha.


Para ganhar espaço e dar um ar de casa da vó, coloque os alimentos abertos em vasilhas com tampa. Não precisa ser daquele tipo que já determina o que deve ser colocado, com tiras de papelão, caneta e fita dupla face, faça etiquetas e personalize seu potes.


Os condimentos de uso diário podem ficar acomodados em cestinhos organizadores. Tire-os dos saquinhos de origem e coloque em potes funcionais.


Uma ideia de reaproveitamento muito boa é utilizar a vasilha em que vem os talheres recém comprados, depois de devidamente higienizada, para guardar espaguete.


Dispor de um divisor de talheres é a melhor forma de organizar os utensílios. Separe garfos, facas e colheres dos talheres de sobremesa e dos utensílios maiores como facas gourmet. Usar a primeira gaveta é mais pratico no dia a dia.


O jeito mais tradicional de subdividir as gavetas costuma funcionar bem: na primeira, ficam os talheres básicos e, na segunda, utensílios variados para cozinhar e servir – o Organizador de Gavetas (kit com três peças nas medidas 10 x 17 x 6 cm, 17 x 23 x 6 cm e 17 x 37 x 6 cm, Loja Eu Organizo) dá uma forcinha na ordem.


Reserve uma gaveta para panos de prato, toalhas de mesa e aventais e outra para jogos americanos – caso o material permita, enrole-os e prenda-os com um elástico. Rolos de plástico filme e de papel-alumínio também podem ficar ali.


Dobrados de forma correta e colocadas na segunda gaveta panos de prato, jogos americanos, luva de cozinha e aventais ficam com acesso fácil.







Nenhum comentário:

Postar um comentário