Páginas

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Reutilização da água

Com a crise hídrica em nosso país a preocupação que se acabe este recurso é muito grande. Uma das atitudes mais simples que podemos adotar é o reaproveitamento. Desse modo contribuímos para a preservação do planeta e ao mesmo tempo economizamos, se soubermos reutilizar a água que muitas vezes desperdiçamos no dia a dia doméstico.
Dos 200 litros de água gastos, em média, diariamente pelo brasileiro, 27% destinam-se ao consumo (cozinhar, beber água), 25% à higiene (banho, escovar os dentes), 12% à lavagem de roupa, 3% a outros usos – como, por exemplo, lavagem de carro – e 33% à descarga de banheiro.
Existem várias formas simples de reutilizar a água, aqui estão algumas dicas.


- Sistemas de coleta de chuva são ótimas opções. A água captada nos telhados pode ser armazenada em tanques e suprir usos não potáveis: vasos sanitários, máquinas de lavar roupas e rega de jardins, por exemplo.



- Numa residência, água de banho pode ser captada e usada para lavagem de quintal e para dar descarga em vasos sanitários. Já existem sistemas a venda no mercado que fazem a captação, armazenamento e filtragem deste tipo de água.


- A água proveniente do cozimento de legumes, é rica em vitaminas e sais minerais. Usar essa água para o cozimento de outros alimentos ou no preparo de sopas é uma ótima opção.

- A vazão média de uma torneira é de 12 litros por minuto. Ao mantermos a torneira fechada durante algumas tarefas cotidianas, como escovar os dentes, ensaboar a louça e fazer a barba, fazemos uma boa economia e evitamos o desperdício de água.


- A água do último enxágue da máquina de lavar pode ser utilizada para a limpeza doméstica e para dar descarga nos banheiros.



- Junte roupa em quantidade suficiente para encher a máquina de lavar antes de ligá-la. Utilizar o aparelho na sua capacidade máxima é uma maneira de economizar água.

- Não despeje o óleo de frituras na pia. Esta gordura, além de contribuir para o entupimento dos canos, dificulta o tratamento do esgoto. Separe este material e destine para locais que fabricam sabão.

- Procure usar sabão em pedra ao invés de detergente. Apesar de “biodegradáveis”, os detergentes são grandes poluidores da água. O fosfato presente no produto é o elemento básico para a reprodução das algas, o que eleva o consumo de oxigênio da água e provoca o aumento da mortandade de peixes. O detergente diluído na água permanece ativo durante vários dias, antes de ser degradado.

- Pratique coleta seletiva. A reciclagem é uma maneira eficiente de contribuir na economia de água. Os produtos reciclados consomem menos água do que os produzidos a partir de matéria-prima virgem.

- Procure utilizar lâmpadas fluorescentes ao invés das incandescentes. As fluorescentes consomem até 80% menos energia e têm mesmo potencial de iluminação. Economizar energia elétrica é uma maneira de economizar água.

- Use quantidades menores de produtos de higiene e limpeza para reduzir o nível de poluente presentes na água. Utilize somente o necessário.


Lembre-se, água de chuva ou reaproveitada de máquina de lavar não deve ser utilizada para beber ou cozinhar, pois não passa pelo processo necessário que a torna potável, logo é prejudicial à saúde.
Se existissem duas redes de água, uma de água potável, para cozinhar e beber e outra de reuso, para descarga de vasos sanitários, seria possível economizar 1/3 de toda água consumida no país.





Fontes:
http://www.atitudessustentaveis.com.br/
http://economizeoplaneta.com.br/
http://reuseaagua.blogspot.com.br/
http://www.suapesquisa.com/
http://www.assimsefaz.com.br/

Um comentário:

  1. Bacana o artigo. Bem mais completo do que os que se ve por ai. Vale à penas conferir este video: https://www.youtube.com/watch?v=pw9utJ8nt3Y

    ResponderExcluir